sexta-feira, 30 de março de 2012

ÁLBUM DE RETRATO


ÁLBUM DE RETRATO


A minha sobrinha neta
Pediu-me pra lhe mostrar
Meu álbum de retrato
Que há muito tempo não abro
Mas continuo a guardar

Eu lhe disse que não
Ela ficou a me olhar

É que você vai me perguntar
Quem é esse, quem é aquele
E eu com grande amargura
Terei então que falar

Essa jovem é minha mãe
Que muitos anos viveu
Passou até dos noventa
Mas faz um ano que morreu

Esse é meu pai no exército
Era patriota com emoção
Mas apesar de ser poeta
Serviu na revolução

Aquela é a minha avó
Que cuidou de todos nós
E tinha-me em seu coração

Dá um nó na minha garganta
Toda essa recordação
Por isso, minha sobrinha
Eu acho melhor, não

Esses aí, ah... são meus irmãos!
Cada um levou histórias
Alguns sonhos realizados
Porém, outros, não

Muitos dos sonhos deles
Eu conhecia tanto
Quanto a palma das minhas mãos

Didico queria ser advogado
Mas só estudou contabilidade
Trabalhou em Saramenha
E foi funcionário padrão

Oito irmãozinhos pequenos
Não estão neste álbum
E nem chegaram a sonhar

A medicina era atrasada
Não havia saneamento
E debaixo da terra foram morar

Por isso minha sobrinha
Eu acho melhor parar

O álbum que guardo em mim
Machuca muito, é verdade
Mas com a idade que tenho
Quase tudo é mesmo, saudade!

(30/03/2012)

53 comentários:

  1. Que lindo poema minha amiga. Um final de semana abençoado e feliz!!!
    Bjos XD

    ResponderExcluir
  2. Amapola são nossas lembranças, vivências, experiências que nos transformaram no que somos hoje. A saudade existe e sempre vai existir e [é sabido que é difícil lidar com ela, mas não devemos nos opor a viver momentos passados, principalmente se foram momentos com pessoas boas. Não fique triste. Alegre-se pelos momentos bons vividos e esqueça todo o resto. Não deixe a lembrança das pessoas amadas se apagar!

    Paz e bem!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E a saudade não tem idade minha querida amiga.Somos todos um poço de saudade ainda mais quando nos posicionamos frente a um album.
    Bom que a saudade faz poesia,ficou linda sua saudade.
    Meu carinhoso abraço mineiro de paz e luz.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Tu és maravilhosa e escreves tudo de um jeito que nos emociona...Essas fotos de álbuns antigos realmente nos deixam com saudades!!! Muito lindo! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Querida Amapola!
    Todos nós temos uma história da qual devemos sempre lembrar com saudades.
    Muitas vezez foram momentos difíceis, mas te garanto que nem todos tem uma história a contar.
    A felicidade está nas pequeninas coisas, no amor que temos e guardamos em nossos corações.
    A sua história é linda, cuide muito bem do seu album de família.
    Uma boa noite e fique com Deus querida amiga.
    Beijos
    Mariangela

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda
    :)
    Nas pequenas coisas a gente consegue ver a imensidão particular de cada um de nós...]
    Seguiremos guardando cada pedacinho dos dias que Deus nos permite presenciar em suas maravilhas! :)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Mas sem querer voce
    abriu foi o album de
    tua memoria, pois sabia
    cada foto que ali continha
    e o que representava para
    sua vida...Então, para que
    fotos se tua memoria é forte
    e as recordações permanecem
    sempre em tua mente?
    Mas adorei, lindo mesmo!
    Como é bom termos historias
    para contar nao e mesmo?
    Mesmo que nos façam sofrer,
    mas é nossa historia!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Lindo poema nascido de sua alma! O melhor e o mais inesquecível álbum de nossas vidas é aquele que acarinhamos em nossos corações!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  9. Hei amiga!
    Minha irmã sempre falou que se um dia sua casa pegasse fogo, a primeira coisa que iria pegar são suas fotos. Álbum de fotos é algo precioso, que envolve sentimentos, e como descreveu bem suas recordações, emocionante!

    Mas sabe o que estou mais feliz? Sua inspiração voltou para deleite dos seus admiradores, bjs

    ResponderExcluir
  10. As lembranças, as lembranças...

    Tem um q de nostalgia...muito bom!

    abração!

    ResponderExcluir
  11. Incrível! Eu não tenho COMIGO nenhum retrato. você escreveu e descreveu, lindamente, seu álbum de retratos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Muitas histórias são guardadas num album de retratos...beijos querida e um belo sábado pra ti.

    ResponderExcluir
  14. OI AMAPOLA, LINDA POESIA DE RECORDAÇÕES, EU GOSTO DE VER ALBUM DE FOTOGRAFIAS, AS VEZES PASSAMOS AS TARDES DO DOMINGO RECORDANDO, UM FIM DE SEMANA BEM LEGAL PARA VC, OBRIGADA PELAS PRECES, UM ABRAÇO FRATERNO CELINA,

    ResponderExcluir
  15. Amapola


    Quanta saudade, lembrança e ternura nesse álbum,

    mesmo que algumas imagens magoem,


    quem está nesse álbum, contribuiu para a sua história,



    lindoooooooo


    Um beijo enorme, e um final de semana de paz,


    bjkas

    ResponderExcluir
  16. Olá querida Amapola,

    visualizei seu blog, a partir do do Toninho.
    Vim espreitar e muito me agradou o que li a seu respeito, tal como seus escritos.
    É muito natural e genuína, e sendo nós, católicas, as duas, o lógico será partilhar o blog uma da outra, sempre que possível.

    Nessa postagem, você tem um pouquinho de receio de folhear seu album de retrato, porque isso lhe traz saudade. nele você guarda pedaços da sua vida.
    A compreendo, perfeitamente, querida, mas RECORDAR É VIVER.

    Bom fim de semana.
    Beijos de muito carinho e luz.


    afectosecumplicidadesblogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei demais do blog. Tanto que gostaria de te-la como colaboradora do meu. Você publicaria o que quissese e criaria links a vontade para este. Se aceitar, confirma e0mail e envio convite. Abçs

    ResponderExcluir
  18. .



    Eu adoro vir aqui, mas
    como hoje, 31, foi o dia que
    escolheram para eu escrever
    no Blog Bar dos Escritores
    e o meu texto tem a ver com
    o cotidiano, resolvi chamar
    você para comentar a respeito.
    É uma escrita verdadeira, pró-
    pria para o momento.

    Você vai gostar.

    http://bardoescritor.blogspot.com.br/

    Espero você, Amapola, com o
    seu comentário, sempre tão
    gostoso e tão bonito, para
    dizer o que achou.

    Um beijo,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  19. Amapola toda vez que vejo fotos antigas me emociono demais...Lindo poema,bjkss

    ResponderExcluir
  20. Amapola,
    Um dos poemas mais lindos que já ví sobre as raízes necessárias e sobre a saudade !
    Vc TEM VOZ PRÓPRIA!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela visita e pelas palavras, bjs^^

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga

    O triste
    não é ver
    o tempo passar,
    mas não ter lembranças
    dos anos vividos
    para guardar.


    Que haja sempre perfume
    de sonhos em tua vida.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite amiga...
    Que lindo relato que me fez pensar na importância da fotografia como um ritual de lembrança ao folhar,relembrar e sentir que o tempo passou. Hoje com tudo virtual, onde cabe a saudade...Lindo demais.
    beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  24. Oi minha querida amiga.
    Verdade. Às vezes as recordações são doloridas e traiçoeiras, pois são marcas em nossa vida.
    Perdi minha mãe, morte muito triste. Mas quando vejo as fotos lembro das alegrias e cuidados que ela tinham para com todos. Sua descrição do album de fotos é muito expressiva.
    Recordar é uma forma de reviver as alegrias, mas também de libertar e vencer nossos dilemas.
    Abra seu album para a sua sobrinha neta sem medos, pois para você ele já vive aberto em suas lembranças. Pode ser uma linda lição de vida para ela.
    Paz de Jesus em seu coração. Luz em seu caminho. Amor em sua vida.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Consegue tocar nosso coração, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  26. Adorei Amapola me fez recordar fotografias que muito me marcaram. Beijo e um lindo domingo pra vc

    ResponderExcluir
  27. oi minha querida,

    me emocionei ao ver seu álbum,
    é como se tivesse retratado um pouco de mim,
    em suas fotos...
    lindo demais!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Saudade...
    Palavra que só existe no Português...
    Fotografias...
    Elos com um passado que não volta nunca mais...
    Mas bom de se lembrar, de recordar...
    Mesmo as mais doloridas...
    Pq são apenas lembranças...

    Fique na paz!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  29. Bonito demais!
    "O que deixamos não volta"! Eta vida ingrata! Não fomos nós que deixamos, é esse viver" triste.
    Bom domingo, fiquei emocionada com o que li, verdade.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Olá minha querida amiga, amapola!
    Fizeste uma linda poesia, praticamente apresentado toda sua família. Quanto as fotos, elas são tiradas para termos recordações de bons momentos, por isso na minha humilde opinião deveria ser expostas a sua sobrinha, com os devidos relatos dos momento felizes. Amiga desejo-te um maravilhoso domindo e um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  31. .


    Amapola, o colorido de
    suas palavras abrilhan-
    tou o meu texto no Bar
    do Escritor.

    Nada eu teria feito de me-
    lhor que seguir você a-
    través do blog. Parecia
    que eu já sabia que podia
    contar com você.

    Um grande beijo e obrigado.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  32. Essa saudade vai crescendo sempre... e se algum dia deixarmos saudades é porque valeu a pena ter vivido!

    ResponderExcluir
  33. Oi Amapola, gostei muito do post.
    Tenha uma ótima semana, bjus...

    ResponderExcluir
  34. Sempre que vejo fotos de pessoas importantes que já se foram dá um aperto no coração... =/
    Mas procuro me lembrar dos momentos doces que vivi com cada um deles e mesmo que as lágrimas sejam inevitáveis agradeço a Deus por cada momento partilhado com cada um...
    Fique com Deus minha Querida e que sua semana seja abençoada!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  35. Obrigada, adoro esse cantinho de LUZ!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Muito bonito.
    Tenha uma excelente semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. é muito bonito, e compreendo a tua saudade mas a sobrinha iria adorar conhecer melhor um pouco da familia.e quem sabe falares sobre eles te aliviasse o coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá vim agradecer a visita que fez no meu blog... obrigada!!
    belo blog gostei muito...
    beijos em seu coração....

    ResponderExcluir
  39. Amapola meu amor você tem toda razão, certos álbuns também não quero abrir, só a tua linda poesia já me fez as lágrimas brotarem, bem sei do que falas,e nos feriados como páscoa, natal, ano novo, nossa fazem tanto falta, beijos no teu lindo coração, Luconi

    ResponderExcluir
  40. Ampola adorei seu blog.
    Estou a te seguir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  41. Querida amiga,
    Páscoa…
    É ser capaz de mudar,
    partilhar a vida na esperança,
    lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
    É ajudar mais gente a ser gente,
    viver em constante libertação,
    crer na vida que vence a morte.
    É dizer sim ao amor e à vida
    investir na fraternidade,
    lutar por um mundo melhor,
    vivenciar a solidariedade.
    É renascimento, é recomeço,
    é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
    Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
    É vermos que hoje… somos melhores do que fomos ontem.
    Desejo a você e a todos os seus uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

    Beijocas sabor de chocolate!!!

    ResponderExcluir
  42. Olá, Amapola!

    Que bom saber que você lê minhas poesias!
    Seu blog é emocionante!
    Assim como eu, coisas do coração!
    Desejo uma feliz Páscoa a você!
    Beijos!
    Seguindo!

    ResponderExcluir
  43. Olá querida amiga, Amapola!
    Estou aqui de volta, para desejar uma feliz páscoa, para você e todos os seus. Beijos no teu coração

    ResponderExcluir
  44. Olhe para cruz e creia,que ela é o seu único caminho e sua unica esperança pra viver.
    Vim, te visitar e te oferecer o mimo de Páscoa do Toque
    um grande abraço
    Na paz de Cristo
    san

    ResponderExcluir
  45. Que singeleza e que facilidade com a arte de rimar, hein?

    ResponderExcluir
  46. Passei para agradecer a visita e te desejar um domingo de Páscoa abençoado. Fica com Deus! Bjs

    ResponderExcluir
  47. Passei para agradecer a visita e te desejar um domingo de Páscoa abençoado. Fica com Deus! Bjs

    ResponderExcluir
  48. estou impressionado com
    a forma em que você escreve,
    com a maneira em que expõe
    os sentimentos.ficou lindo
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  49. Oi, Amapola, lindo poema! Passei para visitar seu blog e virei seguidora, um abraço!

    ResponderExcluir
  50. Obrigada pela visita ao meu blog.Amei esse poema. Na verdade poderia ser também o meu álbum de retratos. Um bj tenha uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  51. Maravilha de poema, me identifiquei com ele, na minha idade quase tudo também é saudade. LINDO,
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  52. Lindo, lindo! Emocionante.
    Eu vejo como minha mãe sente a mesma coisa com os álbuns... E eu também sinto com relação a algumas fotos com pessoas que já se foram e não puderam afagar tanto a minha alma de criança, e depois enquanto eu crescia, como eu precisava.
    Abraço de poesia!

    ResponderExcluir